terça-feira, 8 de novembro de 2011

Em conversa com Obama, Sarkozy chama Netanyahu de mentiroso

Veja aqui:

http://g1.globo.com/videos/globo-news/jornal-globo-news/t/edicao-das-10h/v/conversa-de-sarkozy-e-obama-gera-constrangimento-diplomatico/1688854/#

 

Segundo site, jornalistas teriam ouvido diálogo entre os dois líderes durante cúpula do G20 na semana passada


iG São Paulo | 08/11/2011 09:11
 

Em conversa com Obama, Sarkozy chama Netanyahu de mentiroso
Segundo site, jornalistas teriam ouvido diálogo entre os dois líderes durante cúpula do G20 na semana passada
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, fez duras críticas ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante conversa privada com o líder dos Estados Unidos, Barack Obama, segundo noticiou a imprensa francesa nesta terça-feira.

De acordo com o site francês Arret sur Images, jornalistas ouviram quando Sarkozy chamou Netanyahu de mentiroso. “Não posso mais vê-lo, é um mentiroso”, afirmou o líder francês. Obama respondeu: “Você pode estar cansado dele, mas tenho que lidar com ele todos os dias.”

Foto: Reuters
Obama e Sarkozy concedem entrevista em Cannes, na França (03/11)

A conversa aconteceu na semana passada durante a reunião do G20 na cidade francesa de Cannes. Um jornalista do diário francês Le Monde já tinha feito referência ao diálogo, mas sem as frases exatas.

De acordo com o Arrêt sur Images, a conversa começou quando Obama criticou Sarkozy por não ter informado que a França apoiaria a adesão dos palestinos à  Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), posição contrária a dos Estados Unidos.
 
Segundo o site, pelo menos seis jornalistas que aguardavam a entrevista coletiva dos dois líderes puderam ouvir a conversa por causa de um erro da organização do G20.

Os jornalistas receberam equipamentos para ouvir a tradução simultânea da entrevista coletiva, mas, antes do evento começar, ouviram a conversa entre Obama e Sarkozy.

Segundo o site, os jornalistas decidiram não publicar o que tinha acontecido por não terem conseguido gravar a conversa. Já a rede britânica BBC afirma que os profissionais acreditavam que a divulgação do diálogo poderia "constranger" Sarkozy.


Estado palestino

Na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da França confirmou que o país se absterá no caso de uma votação no Conselho de Segurança sobre a demanda de adesão de um Estado da Palestina na ONU.

Romain Nadal, porta-voz adjunto do ministério francês lembrou que a tentativa dos palestinos "não tem chance alguma de ser bem sucedida no Conselho de Segurança" em razão da oposição declarada dos Estados Unidos, que utilizarão seu direito de veto, caso seja necessário, mesmo com os possíveis "riscos de confrontos e um bloqueio" do Oriente Médio.

"Por esse motivo, durante uma reunião do comitê de admissão, o representante permanente da França nas Nações Unidas afirmou que o país não tem outra escolha a não ser se abster no Conselho de Segurança", disse.

Romain Nadal lembrou ainda que, diante da Assembléia Geral da ONU, no dia 21 de setembro, o presidente Nicolas Sarkozy propôs "uma solução realista, que daria um status de Estado observador não-membro das Nações Unidas", isso permitiria uma adesão dos palestinos em agências especiais da ONU.
Com BBC, AFP e EFE

Retirado da Globo News e Portal IG

REESTRURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO - CONVITE À LEITURA, À REFLEXÃO E AO DEBATE –

   
                        De uma forma extremante positiva, a proposta de reestruturação do ensino médio que está sendo discutida nas escolas da rede pública estadual vem suscitando debates e questionamentos que valorizam a tradição dos educadores do RS. Principalmente, quando esse debate ocorre de forma honesta, a partir das motivações e da realidade que o faz ser apresentado.

                        Infelizmente no meio dessas preocupações legítimas, circulam documentos que apresentam argumentos distantes daquilo que está sendo proposto. Em nossa opinião, essas atitudes contribuem apenas para confundir, ficando pouco explícito os verdadeiros motivos para isso, já que há uma unidade consistente em torno do objetivo dos educadores em geral, em trabalhar pela ampliação constante da qualidade da educação pública gaúcha, tão maltratada nos períodos mais recentes.

                        Na verdade, essas situações não são novidades, pois a manutenção do status quo é uma característica do conservadorismo que vê na universalização do ensino médio, o perigo de perder o controle ideológico sobre uma organização político-pedagógica que ainda mantém a dicotomia entre o pensar e o fazer.