O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Camaquã e a Diretoria de Ações Inclusivas (Dirai) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) realizaram, no dia 31, uma reunião com os representantes das aldeias indígenas da região, no miniauditório da escola. O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade da implantação de cursos de capacitação e recrutamento de técnicos que possam atender às necessidades das comunidades indígenas e a inclusão de indígenas nos cursos regulares da instituição.
O diretor-geral do campus, Ricardo Costa, colocou a instituição à disposição das comunidades, oferecendo toda a estrutura tecnológica para que o projeto desenvolvido possibilite uma melhor qualidade de vida às tribos, sem interferência cultural.
Gisela Loureiro Duarte, titular da Dirai, ratificou a necessidade de inclusão com ações concretas, respeitando a cultura e costumes das comunidades guaranis.
O professor Renato Brito, responsável pela coordenação de Pesquisa do campus, apresentou aos caciques e demais membros das aldeias a história da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a estrutura do campus Camaquã e os cursos oferecidos.
O cacique Arnildo, membro do Conselho Estadual dos Povos Indígenas Guaranis, parabenizou a iniciativa e destacou a expectativa que as comunidades indígenas têm em relação à educação. Ele ressaltou ainda que o artesanato, forma de sustentabilidade atual das comunidades, é economicamente inviável.
O encontro também teve como objetivo formar uma comitiva de representantes indígenas para participarem e apresentarem suas propostas no seminário que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) promoverá, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), na região metropolitana de Porto Alegre, em outubro.
Ação semelhante foi realizada com as comunidades Kaigangues em Passo Fundo. As iniciativas fazem parte de um projeto maior que está sendo realizado, também, pelos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS) e Farroupilha (IFF), para a implementação de políticas inclusivas em educação indígena, juntamente com a Funai e com apoio da Setec.
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