sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Para a gente pensar....


TIREI DO FACEBOOK DO MEU AMIGO ELISSANDRO E ACHEI INTERESSANTE POSTAR
PARA QUE MAIS PESSOAS POSSAM PENSAR SOBRE O ASSUNTO...

Tive esta bela lição e quero dividir com todos meus amigos.

A alguns dias estava no saguão do aeroporto Santos Dumont e um sr negro perguntou pra mim em português com sotaque de Portugal: Você é brasileiro?

Sim eu disse a ele, meu nome é Elissandro e ele me respondeu, meu nome é RAUSA, sou angolano... Após uns 10 min de boa conversa, tive a curiosidade de perguntar pq ele me perguntou se eu era brasileiro? E ele me disse:

Vcs brasileiros são felizes não é? Eu disse, sim acho que somos, mas pq? Então ele me falou:
Perguntei se era brasileiro, pq os brasileiros não se importam com minha cor e conversam comigo de igual para igual...

Acho engraçado qdo vcs falam que aqui no Brasil existe racismo... No Brasil não existe racismo... Aqui preto casa com branco, índio com japonês, palestino é amigo de judeu... Então não existe racismo... Morei em 5 países, atualmente moro no Brasil e sei bem disso.

Falei que algumas pessoas ainda reclamam de racismo... E ele me disse:

Elas não sabem oq é racismo... O BRASIL não é racista, mas tem um grande problema a ser combatido...

Oq existe aqui é PRECONCEITO SOCIAL: Rico tem medo de pobre, homem tem vergonha de ter um amigo gay, os bonitos não querem andar com os feios, os que fazem moda não querem ter amigos bregas, o jovem rico tem vergonha de namorar um jovem pobre, etc...

Não é o racismo que vcs tem que combater e sim este preconceito social.

EU ADORO O BRASIL, AQUI SOU FELIZ, AQUI NÃO EXISTE MISÉRIA...

O miserável brasileiro é rico comparado com o miserável do meu país. Vejo muitos de minha terra ser presos no Brasil por terem sido usados como mulas pelo tráfico de drogas. A maioria faz isso por U$ 1000 dolares, um valor pequeno para muitos brasileiros, mas não é o valor q atrai os jovens do meu país a fazer isso e sim a oportunidade de sair de uma terra devastada pela fome, doenças e guerra.

Foi assim q vim parar no Brasil... Fui preso a 15 anos atrás como mula do tráfico, cumpri minha pena e hoje resgato jovens do meu país que caíram no mesmo erro.

Na minha terra, morar no Brasil é como vir para o paraíso.
VCS SÃO FELIZES!

Adorei conversar com este Sr e descobrir que muitas vezes nossa visão de nossos problemas é totalmente errada. Achei melhor compartilhar isso no facebook para que vcs possam tb compartilhar isso com outros.

Por Elissandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário