sábado, 10 de setembro de 2011

PESQUISA IBOPE APONTA CENÁRIO POLÍTICO EM PORTO ALEGRE PARA 2012

FONTE:



Na Zero Hora deste domingo está publicada a última pesquisa Ibope da corrida eleitoral Porto Alegre/2012. Os cenários são vários, testam-se nomes e suposições, de certo apenas dois candidatos que já são apresentados a sociedade, a deputada Manuela D’Ávila (PC do B), e o atual prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT).

Nesse período, um ano e um mês antes da eleição, pesquisas eleitorais servem apenas para testar nomes e ver como anda o “espírito” da população, ou seja, a espontânea é o que importa, sinaliza o quadro consolidado nesse momento.

O resultado da espontânea apresentado não vai deixar ninguém feliz, talvez o único que possa colocar um leve sorriso no rosto é o atual prefeito José Fortunati, que se descola da sombra de Fogaça e do PMDB.

Na espontânea Fortunatti aparece na liderança com 11% e Manuela D’Ávila em segundo com 9%, vale registrar que ambos estão com nomes lançados e definidos já internamente em seus partidos, o PT ainda sem nome definido, é lembrado por 7%, sendo eles Maria do Rosário, Raul Pont e o governador Tarso Genro, porém quem reina são os outros, brancos, não sabe e não respondeu, com 69%, o que deixa claro que a população de Porto Alegre não quer saber de eleição ainda, provavelmente deseja que os políticos e seus partidos pensem mais em Porto Alegre que na eleição.

A espontânea mostra que os principais nomes estão embolados, com uma diferença de 4 pontos entre os principais, sendo que o maior é 11%, índice incapaz de dizer que alguém está consolidado para uma eleição que ocorrerá só daqui 1 ano em 1 mês. De certo apenas que Fortunati descolou do PMDB e de Fogaça que aparece com 2%, para o atual prefeito, isso é mais relevante que os 11% alcançado, por outro lado fica claro também a situação constrangedora da direita em Porto Alegre, os 2% do PMDB somados a 1% do DEM, eram os 3 pregos que faltavam para fechar o caixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário