Nesta quarta-feira (24/08), a presidenta Dilma Rousseff participou, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, do lançamento do “Crescer – Programa Nacional de Microcrédito”. De acordo Dilma, o programa representa “um grande incentivo à democratização do crédito” e as conquistas que a população obteve nos oito anos do governo do presidente Lula e no programa que está sendo proposto para os próximos anos significa que “estamos avançando de forma significativa o acesso ao crédito”.
A presidenta Dilma começou a nominata do discurso cumprimentando “minha colega Isabel Cândido, empresária beneficiada pelo programa de microcrédito”. Em depoimento emocionado, dona Isabel contou sua experiência com microcrédito em Fortaleza (CE), oportunidade em que iniciou um pequeno negócio com R$ 250 e hoje tem na conta R$ 25 mil.
No discurso, Dilma lembrou que, nos últimos anos, a população aumentou a renda e, por esse motivo, aqueceu o mercado doméstico. Assim, o cidadão conseguiu comprar, por exemplo, eletrodoméstico, computador, carro e até mesmo viajar de avião. Numa outra frente, como explicou a presidenta, o governo colocou recursos para a agricultura familiar e expandiu a oferta do crédito imobiliário.
A presidenta explicou também que, com o programa de microcrédito, cada vez mais cidadãos que estão na informalidade terão acesso aos recursos com juros ainda mais reduzidos. Ela destacou que o programa se encaixa no modelo da economia solidária.
No discurso, enfatizou também o fato de que “até 2013, vamos quadruplicar o número de clientes”. Por isso, nesse ano o programa vai passar por revisão, inclusive com clara possibilidade de expansão. “É importante que lembremos que queremos crédito para capital de giro. Isso vai levar a uma forma virtuosa aumento da demanda, mais renda e mais consumo para a população”, disse a presidenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário