terça-feira, 16 de agosto de 2011

SEGURANÇA BANCÁRIA: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Tive a oportunidade de participar do Painel sobre Segurança Bancária realizada no último dia 11/08, na sede da AABB e organizado pelo Sindicato dos Bancários de Camaquã. Os painelistas foram o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Baes Bacelo, o Ten. Coronel Ferreira da Brigada Militar e o Delegado Regional de Polícia Dr. Rudimar Rosales. Foi um debate precioso que contou com cerca de uma centena bancários.

Mas em fim o que é segurança bancária? Pra que serve? As respostas parecem ser obvias. Para evitar assaltos, evitar mortes, para dar mais segurança, etc... Mas se irmos mais a fundo no tema e perguntarmos: Quem é responsável pela Segurança Bancária? As Agências estão preparadas para promover a Segurança Bancária? Aí as respostas começam a ficar mais complicadas.

Hoje um dos crimes mais comum no sistema bancário é a “saidinha de banco”, que consiste em alguém que saca um dinheiro no caixa eletrônico e sem saber, está sendo observado por outra pessoa, que em seguida passa a informação para outro, que na saída da agência ou algumas quadras depois promovem o assalto. Pergunto: Quem é o responsável por este incidente? É o cliente do banco que foi “descuidado” ou o banco que não possui um sistema (biombos) que promova a privacidade junto aos caixas eletrônicos?

Podemos notar que as coisas começam a ficar mais complexas. Vamos continuar com algumas indagações. Neste caso citado acima, quem fica com o prejuízo do assalto: O banco ou o cliente assaltado? Mas se o banco colocar biombos em caixas eletrônicos, se colocarem câmeras de segurança com melhor resolução fora das agências e melhor posicionada internamente (que sirva para segurança e não para fiscalizar os funcionários), se promoverem um sistema de inteligência interna que monitore os meliantes ou suspeitos que entram e saem das agências bancárias, enfim, se for realizado um conjunto de ações que realmente promovam a Segurança Bancária, quem arca com estas despesas (ou serão prejuízos)?

O que vemos na verdade é um conjunto de fragilidades nesse sistema. São funcionários carregando malotes de dinheiro, que possuem as chaves das agências e sistemas de senhas, e que na verdade colocam no front desta batalha os assaltantes, os funcionários e os clientes, enquanto os bancos através de seus proprietários e acionistas ficam fora dos campos de batalha contando seus lucros e pensando como gastar menos e ganhar ainda muito mais.

É claro que cada um é responsável pelos seus atos e temos que tomar o maior cuidado possível para não sermos assaltados, mas não tenho dúvida que a responsabilidade pela Segurança Bancária são os Bancos!

Por Eduardo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário