segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Prefeitura Municipal, Emater e MDA se reunem para viabilizar investimento do Governo Federal em Camaquã

 
O Colegiado do Pré Território Centro Sul/RS é uma instância que discute investimentos e desenvolvimento Territorial Sustentável e é composto por quatro indicados de cada um dos 17 municípios da Região, onde dois são titulares e dois suplentes, sendo a metade ligada ao Poder Público e a outra metade as Entidades Civis.

Em Camaquã os titulares são o Vereador José Carlos Copes (Coopcentrosul) e o Secretário Vinícius Araujo (Prefeitura). Os suplentes são Omar Rosales (STR) e Silvia Fonseca (Prefeitura).

Desde 2009, o Colegiado destinou 350 mil reais para a construção de uma Unidade Recebimento e resfriamento de leite em Camaquã. Os recursos são oriundos do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Esta unidade seria construída em Dom Feliciano, mas como a bacia leiteira em Camaquã é maior, foi cedido este investimento para o nosso município. Acontece que por “N” motivos o projeto ainda não se viabilizou.
 
Neste ano, num esforço para a liberação destes recursos veio o estouro: O projeto inicial que era de 378 mil teve seu orçamento atualizado em 570 mil reais. Na quarta-feira (05/10), num esforço técnico e político, para que conseguíssemos resolver o impasse desta diferença de quase 200 mil reais ficou acertado o seguinte: Que com a alteração da área construída (sem prejuízo do projeto) conseguiremos reduzir os custos do projeto em cerca de 100 mil reais e que a diferença, cerca de 85 mil reais será absorvida pela Prefeitura Municipal de Camaquã.

O Secretário Vinicius afirmou que “[...] devido o impasse financeiro foi necessário um investimento ainda maior do Executivo Municipal, afim de que o projeto se viabilizasse. Tenho certeza que esta ação é importante para os agricultores.”.

Já Eduardo Silva (Assessor Colegiado/MDA) entende que “[...] essas ações são importantes e é necessário que consigamos dar mais agilidade a esses processos. O Agricultor Familiar está lá na ponta desta cadeia produtiva esperando esses investimentos que não devem ser prejudicados por causa da burocracia.”. Ele completa dizendo: “[...] este tipo de investimento demonstra o compromisso do Governo Federal com a Agricultura Familiar e com o Desenvolvimento Territorial Sustentável.”.

Participaram do encontro: Eduardo Silva (Assessor do Colegiado/MDA), Vinícius Araújo (Secretário de Agricultura), Silmere (Planejamento Municipal), Marcio (Técnico EMATER), Carla Torve (Engenheira Responsável) e Ana Paula (Planejamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário