domingo, 28 de agosto de 2011

MOVIMENTO ESTUDANTIL EM CAMAQUÃ - DECADA DE 80

AJUDEM A RELEMBRAR ESTA HISTÓRIA...

Em 1985 foi comemorado o Ano Internacional da Juventude. Em Camaquã, principalmente no Colégio das Irmãs, havia um trabalho muito interessante que proporcionou a juventude despertar para a abertura política na época. Grupos como o JACRI (Jovens Amigos de Cristo), teatro, jograis, apresentações e outras situações que surgiam de forma muito espontânea. Mesmo sendo movimentos e ações ligadas a Igreja eles se caracterizavam por uma atuação política (não partidária) muito forte. A política nacional era pauta permanente. Pensávamos realmente que faríamos a diferença. Estávamos saindo da ditadura militar, vínhamos de um movimento forte exigindo eleições diretas, enfim, eram tempos de efervescência política muito forte.

Foi nesse período, penso que em 1984 (não tenho certeza), que no desfile de 7 de Setembro ousamos não marchar e sim caminhar com cartazes, faixas e outras formas de manifestação de nossas ideias. Foi uma afronta! Um desrespeito a Pátria! Lembro como se fosse hoje as pessoas nos olhando com caras assustadas e de boca aberta com nossa ousadia e desrespeito.

   
Em 1985, um grupo de estudantes participa de quatro encontros de formação política em Porto Alegre no Instituto da Pastoral da Juventude. Tive a grande oportunidade de ser um deles, algo que realmente mudou minha vida. Lá entendi como as coisas funcionam e a serviço de quem eu estava nesse mundo, foi então que decidi tentar construir meu caminho e comecei a militar no PT.
 
Neste mesmo ano, é realizada uma caminhada com o intuito de promover o  Ano Internacional da Juventude. Saímos de um Encontro no auditório das Irmãs e seguimos adiante, acompanhando uma Kombi com duas cornetas de som em cima dela. Íamos cantando, manifestando o que pensávamos até que, não me lembro do motivo, parávamos em determinados momentos e fazíamos orações.

 
Lembro-me que esta última parte revoltou os jovens organizadores da caminhada, mas como éramos diretamente “influenciados” pelas irmãs não tínhamos muito que fazer. Nada contra as orações, mas não queríamos ser caracterizados como uma procissão.
 
Em 1986, fui estudar no Estadual, onde reativamos o Grêmio Estudantil e promovemos um grande momento que culminou com as eleições para a Entidade. Os candidatos à presidente eram Eu (Eduardo Silva) e o Dael Prestes.  Lembro que perdi a eleição pro por 16 votos.

 
Já em 1987 o Movimento Estudantil era tão forte, que houve até debate entre os candidatos à presidente. Disputaram a eleição eu e o Alex Fabiano (que era o vice do Dael). Nessa saí vencedor por mais de 200 votos.
Mas neste ano, o Governador era Pedro Simon (PMDB), o Secretário de Educação era Bernardo de Souza e a Delegada de Educação era a Liliam Sampaio. Neste ano aconteceu uma das mais incríveis greves do magistério já realizada. Foram 96 dias de paralização. Nós do Grêmio Estudantil apoiamos o movimento. Posso dizer que neste período estávamos no auge das nossas consciências, tanto que nos rebelamos com a orientação do Governador, (que foi acatada Delegada de Educação) de pressionar e obrigar os professores contratados a entrar em sala de aula, numa clara tentativa de esvaziar a Greve.

Eu estava na sala dos professores na Escola Estadual à noite debatendo sobre o assunto, até que uma professora comentou que a nossa solução (dos professores) seria se os estudantes não entrassem na sala de aula. Pronto! Foi a deixa que precisávamos para promover um movimento espetacular.


Mesmo em Greve já nuns quantos dias, chamamos uma reunião com lideranças e debatemos a questão onde decidimos o seguinte: Não adianta termos aulas parciais agora (com os contratados) e com os concursados mais tarde. Ou temos aula total agora (e para isso o Governo teria que entrar em acordo com o CEPERS) ou só depois (neste caso, não poderiam pressionar os contratados a voltarem a lecionar).


Éramos basicamente do noturno do Estadual e com isso chamamos uma manifestação e uma caminhada à noite, até a casa da delegada de educação. Fizemos isso, porque a Delegacia não funcionava à noite. Neste ponto quero ponderar que hoje avalio que ir a residência pessoal da Sra. Liliam, não foi a atitude mais correta, mas credito isso a inabilidade de lidar com o algo novo, que era a abertura política. Enfim, ao chegarmos lá (cerca de 300 estudantes), uma Comissão (se não me engano a Rejane, o Rerinton, o Sandro e a Berenice) recebida por ela, onde fomos duramente criticados e questionados pelo fato de termos ido a sua residência particular. Nesse momento argumentamos que era porque a Delegacia de Educação não funcionava à noite, foi aí então que ela disse que nos receberia alguns dias depois (2 ou 3 dias) na DE, onde ela chamaria todos para um expediente de trabalho.


Assim o fizemos, só que não fomos sozinhos, nos organizamos com os estudantes do PREMEM, elaboramos um abaixo-assinado e promovemos nova caminhada. Chegando lá a conversa de mais de uma hora não avançou e não chegamos a nenhum entendimento comum. Estávamos com os ânimos exaltados e havia com certeza uma inexperiência de ambas as partes em lidar com esta questão.


 
Bueno, estas são lembranças e sentimentos de algo que aconteceu na década de 80 e que não tem pretensão nenhuma de ser a mais pura expressão da verdade. Com certeza posso ter me enganado de datas, situações e muito mais. Evitei ao máximo citar outros nomes, pois me lembro de várias pessoas que participaram, só que não recordo os nomes, enfim, espero que esse texto sirva como uma base para tentarmos recuperar a memória daquele momento tão importante para o Movimento Estudantil em Camaquã. Espero sinceramente, que outras pessoas corrijam e aprimorem estas informações.


Grande Abraço a tod@s!

Eduardo Silva



MAIS ALGUMAS FOTOS:


DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

Bandeira do GELS - Grêmio Estudantil Liberato Salzano (Colégio das Irmãs) 




CAMINHADA ANO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE


Encerramento da Atividade na Praça Zeca Neto


ELEIÇÃO GRÊMIO ESTUDANTIL 7 DE SETEMBRO
DA ESCOLA CÔNEGO WALTER (ESTADUAL)

Debate Eleitoral

Apuração dos votos


Fala de Posse



REUNIÃO COM AS LIDERANÇAS PARA
DEBATER A GREVE DOS PROFESSORES








CAMINHADA EM FAVOR DA GREVE

Mobilização antes da Caminhada

Caminhada

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bohn Gass quer verbas federais para a reestruturação da UERGS

Em encontro com o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Fernando Guaragna Martins, o deputado Elvino Bohn Gass (PT) reafirmou seu compromisso de auxiliar na busca de verbas que possam recuperar àquela instituição de ensino criada no Governo Olívio Dutra e sucateada nas gestões de Germano Rigotto e Yeda Crusius.

“A tarefa imediata é gestionar pela liberação de uma emenda do senador Paulo Paim (PT) ao Orçamento da União que destina R$ 10 milhões à UERGS. E, ainda, articular outros recursos junto aos deputados federais gaúchos. Sou favorável a que tenhamos uma emenda de bancada para a universidade”, diz Bohn Gass.

Outros temas como as condições precárias de boa parte das instalações, a reavaliação de currículos e a possibilidade de criação de novos cursos e de um Observatório dos Movimentos Sociais, também foram temas tratados na reunião. “Mas o que mais me deixou animado foi a aproximação que vem se dando entre a Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária) e a UERGS. São dois organismos com papéis importantes a cumprir no Estado e que vem sendo, de certo modo, refundados pelo Governo Tarso. Quem mais ganha com isso é a agricultura, que permanece como uma de nossas maiores geradoras de trabalho e renda.”

Tortura e execução sumária, a Neodemocracia da CIA e OTAN chegam a Líbia, troca-se 6 por 1/2 dúzia.

A neodemocracia da CIA e OTAN, animada e animando “rebeldes”, surfa na insatisfação (legítima) popular com Khadafi e ancora de vez na Líbia, o ingrediente que faltava acaba de chegar, massacres, execuções sumárias, torturas e corpos são deixados na ruas e praças, a democracia está completa, agora basta achar o “Ditador” e matar, depois estabilizar o governo e país para o capital poder explorar com tranquilidade a maior reserva de Petróleo da África.

A Folha registrou no dia de hoje as práticas que rompem com a Convenção de Genebra, já o restante da mídia Brasileira segue em silêncio e tentando colar o caso Líbia nos acontecimentos da Tunísia e Egito.

Copiado de http://relatividade.wordpress.com/



Bohn Gass: com Mendes no ministério, agricultura familiar pode ganhar espaço

Para o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), secretário Nacional Agrário do PT e integrante da Comissão de Agricultura da Câmara, a escolha de Mendes Ribeiro para o Ministério da Agricultura é extremamente positiva por dois motivos: por ele dar estabilidade ao governo e por ser capaz de promover uma “gestão plural”.

A estabilidade, conforme Bohn Gass, deve vir pela fidelidade já demonstrada por Mendes à presidenta Dilma e pelo bom trânsito que o novo ministro tem com as bancadas aliadas e até com as de oposição. “E como não é um político orgânico do agronegócio, Mendes Ribeiro pode fazer uma coordenação bastante plural para enfrentar os desafios da agricultura familiar e do empresariado”.

O parlamentar manifesta sua compreender de que o Ministério da Agricultura, hoje, dispõe de muita atenção e constrói políticas prioritariamente para manter o bom desempenho da chamada agricultura de negócios. “Mas vejo na figura de Mendes Ribeiro, uma ótima oportunidade de ampliação dos espaços para a agricultura familiar naquele órgão, sem qualquer contradição”.

João Manoel de Oliveira – maneco1313@gmail.com

Taxa de desemprego fica em 6% e registra melhor julho da história, diz IBGE

25/08/2011 16:21 - Portal Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (25) a Pesquisa Mensal de Emprego de julho. De acordo com o levantamento, 6% dos brasileiros estavam desempregados no mês passado, menor número para julho desde o início da série, em março de 2002. Em junho de 2011, a taxa de desocupação registrou 6,2%, com 1,4 milhão da população desocupada.

Na comparação com julho do ano passado, a taxa caiu 0,9 ponto percentual, e a população desocupada apresentou queda de 12,1% (menos 200 mil pessoas a procura de trabalho).

A população ocupada (22,5 milhões) do mês passado não apresentou variação significativa frente a junho. No confronto com julho de 2010, ocorreu aumento de 2,1%, representando adicional de 456 mil ocupados.
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (10,9 milhões) registrou alta de 1,2% na comparação com junho. Na comparação anual, houve uma elevação de 7,1%, representando adicional de 726 mil postos de trabalho com carteira assinada.

O rendimento médio real habitual dos ocupados ficou em R$ 1.612,90, o valor mais alto para o mês de julho desde 2002, e apresentou alta de 2,2% na comparação mensal e de 4% sobre o mesmo período do ano passado. A massa de rendimento real habitual (R$ 36,6 bilhões) ficou 2,7% acima da registrada em junho e cresceu 6% em relação a julho de 2010. A massa de rendimento real efetivo dos ocupados (R$ 36,2 bilhões), estimada em junho de 2011, subiu 2,5% no mês e 6,% no ano.

A Pesquisa Mensal de Emprego é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A publicação completa da pesquisa pode ser acessada no site do IBGE.

Banrisul está entre as 500 melhores empresas do País


O Banrisul é uma das 500 melhores empresas do Brasil segundo o ranking "As Melhores da Dinheiro", divulgado pela publicação IstoÉ Dinheiro, de São Paulo. A instituição figura em 106º lugar no estudo, que foi elaborado a partir de questionários preenchidos pelas próprias empresas. No setor de bancos, o Banrisul é destaque nos indicadores de sustentabilidade financeira, responsabilidade social e ambiental e recursos humanos.

O Banrisul também aparece entre as maiores empresas estatais do País, na 12ª posição. De acordo com o anuário, o ano de 2010 foi pródigo com as empresas de controle estatal. Nenhuma das 38 estatais pesquisadas teve prejuízo no ano passado. Na média, as vendas desse grupo cresceram 16%.

O ranking "As Melhores da Dinheiro" não avaliou as companhias apenas sob o aspecto financeiro, mas também outros critérios que se tornaram fundamentais para medir a boa administração: gestão de recursos humanos, gestão em inovação, gestão social e do meio ambiente e governança corporativa. Em todos os critérios, as empresas mais bem avaliadas foram consideradas vitoriosas.

Os dados foram compilados, cruzados e analisados pela KPMG e Trevisan Escola de Negócios, renomadas instituições de consultoria e ensino do País. Informações complementares a respeito das companhias de capital aberto foram fornecidas pela Economatica, a principal consultoria de informações financeiras do Brasil.

Estamos criando um grande incentivo à democratização do crédito

Nesta quarta-feira (24/08), a presidenta Dilma Rousseff participou, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, do lançamento do “Crescer – Programa Nacional de Microcrédito”. De acordo Dilma, o programa representa “um grande incentivo à democratização do crédito” e as conquistas que a população obteve nos oito anos do governo do presidente Lula e no programa que está sendo proposto para os próximos anos significa que “estamos avançando de forma significativa o acesso ao crédito”.

A presidenta Dilma começou a nominata do discurso cumprimentando “minha colega Isabel Cândido, empresária beneficiada pelo programa de microcrédito”. Em depoimento emocionado, dona Isabel contou sua experiência com microcrédito em Fortaleza (CE), oportunidade em que iniciou um pequeno negócio com R$ 250 e hoje tem na conta R$ 25 mil.
No discurso, Dilma lembrou que, nos últimos anos, a população aumentou a renda e, por esse motivo, aqueceu o mercado doméstico. Assim, o cidadão conseguiu comprar, por exemplo, eletrodoméstico, computador, carro e até mesmo viajar de avião. Numa outra frente, como explicou a presidenta, o governo colocou recursos para a agricultura familiar e expandiu a oferta do crédito imobiliário.

A presidenta explicou também que, com o programa de microcrédito, cada vez mais cidadãos que estão na informalidade terão acesso aos recursos com juros ainda mais reduzidos. Ela destacou que o programa se encaixa no modelo da economia solidária.

No discurso, enfatizou também o fato de que “até 2013, vamos quadruplicar o número de clientes”. Por isso, nesse ano o programa vai passar por revisão, inclusive com clara possibilidade de expansão. “É importante que lembremos que queremos crédito para capital de giro. Isso vai levar a uma forma virtuosa aumento da demanda, mais renda e mais consumo para a população”, disse a presidenta.

Economia do RS cresce 6,7% no primeiro semestre


A atividade produtiva do Rio Grande do Sul cresceu 6,7% no primeiro semestre de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado. Os setores que apresentaram evolução mais significativa foram Agropecuária (15,5%), Serviços (6,3%) e Indústria (3,6%). Os dados são do Índice Trimestral de Atividade Produtiva (ITAP), divulgado nesta quinta-feira (25) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). No segundo trimestre, o crescimento foi de 5,8%, resultando no acumulado dos dois trimestres em 6,7%.

De acordo com o presidente da FEE, Adalmir Marchetti, o contexto é positivo para o Estado e "indica que a tendência é de que a economia gaúcha cresça em 2011 a taxas mais elevadas do que a média brasileira. Esta evolução é puxada de forma muito forte pelo setor agropecuário, que tem produtos tradicionais com alto desempenho, o que acaba impulsionando a demanda por produtos de outros setores, como o de máquinas e equipamentos".

AgropecuáriaOs produtos que mais contribuíram para o crescimento no setor foram fumo (45%), arroz (29,2%) e soja (13,7%). A produção de soja, que tem colheita concentrada no segundo trimestre, atingiu o recorde de 11,6 milhões de toneladas no período. "Quando a agropecuária vai bem, a economia gaúcha vai bem", afirma o presidente da FEE.

ServiçosO setor de Serviços teve o crescimento impulsionado no semestre pelo comércio (10,8%), seguido da intermediação financeira (6,7%) e administração pública (2,7%).
Os segmentos do comércio que mais cresceram foram material de construção (32,0%), móveis e eletrodomésticos (20,2%), artigos farmacêuticos (15,3%) e tecido, vestuário e calçados (12,2%).

IndústriaA retração no setor industrial é o índice preocupante, que atinge especialmente os setores voltados à exportação, como papel e celulose (-8,6%). Os destaques positivos são o crescimento dos segmentos de máquinas e equipamentos (11,8%), alimentos (6,6%) e veículos automotores (3,9%).

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) é vinculada à Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã.

Texto: Carine Prevedello

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Santander retira expressão que tratava dirigentes sindicais como vândalos


Material didático considerava
"manifestações sindicais" vandalismo

Após denúncia da Contraf-CUT, o Santander recuou e alterou o material didático utilizado pelo banco espanhol em um treinamento que aplica a seus funcionários via intranet em que tratava dirigentes sindicais como vândalos. A instituição retirou a expressão "manifestações sindicais" dentre os atos de vandalismo.

A mudança foi uma das exigências da carta da Contraf-CUT, protocolada junto ao banco, no último dia 12, pelo coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Marcelo Sá, durante a reunião do Fórum de Saúde e Condições de Trabalho. O fato havia revoltado os dirigentes sindicais.


Recuo

Na versão anterior, ao apresentar "casos reais" de "vandalismo" no curso de risco operacional, o banco espanhol defende a necessidade de "reforçar a segurança e/ou colocar tapumes nas portas localizadas em vias sujeitas a tumultos em dias de jogos, manifestações sindicais, festas populares e outros".

Na nova versão, após o protesto da Contraf-CUT, o banco alterou o texto. "Neste caso, não existem controles, mas poderíamos reforçar a segurança e/ou colocar tapumes nos pontos de vendas localizados em vias sujeitas a tumultos em dias de jogos, distúrbio civil, festas populares e outros".

"Consideramos abominável o enquadramento pelo banco de manifestações sindicais como atos de vandalismo. Para nós, trata-se de mais uma prática antissindical do Santander, que não pode ser tolerada no banco, na medida em que agride o movimento sindical e a luta dos trabalhadores em defesa do atendimento de suas reivindicações", afirma o documento da Contraf-CUT, assinado pelo presidente Carlos Cordeiro e pelo funcionário do banco e secretário de imprensa, Ademir Wiederkehr.


E a retratação?

Na carta, a Contraf-CUT cobrou também "uma retratação junto às entidades sindicais e aos funcionários do banco que já participaram desse treinamento", o que ainda não ocorreu.

"Esperamos que o banco também faça essa retratação. Os dirigentes sindicais não são vândalos, mas sim representantes eleitos democraticamente pelos trabalhadores para defenderem os seus interesses e as suas reivindicações, merecendo um tratamento respeitoso e digno", destaca Ademir.

"Está na hora de o Santander respeitar o Brasil e os brasileiros", reitera Ademir. "Queremos emprego decente".

*Contraf-CUT

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Para a mais profunda reflexão....

Considerações sobre a atual crise do neoliberalismo


Confira excelente artigo do professor William Nozaki sobre a crise econômica e seus desdobramentos na conjuntura.
William V. Nozaki*

1. Desde 2007, a economia e a política internacionais passam por um momento de crise e transformação, todos os indícios levam a crer que se trata de uma crise estrutural e mais prolongada do padrão de desenvolvimento econômico neoliberal.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DILMA NA MARCHA DAS MARGARIDAS

Brasília foi palco de um dia que entrará para a história do país: o encontro da primeira presidenta mulher com cerca de 100 mil trabalhadoras rurais, que marcharam à capital federal em busca de justiça social e equidade de gênero. Ao participar da cerimônia de encerramento da Marcha das Margaridas 2011, a presidenta Dilma Rousseff divulgou hoje uma série de conquistas alcançadas pelas trabalhadoras rurais a partir de negociações com o governo federal.

Os ganhos das trabalhadoras envolvem ações na área da saúde, educação, segurança, geração de renda, acesso à terra e crédito rural e erradicação da miséria, entre outras. O resultado das mesas de negociação foi reunido em um caderno resposta, que a presidenta Dilma fez questão de entregar pessoalmente às Margaridas na solenidade de encerramento da Marcha.

“Minhas queridas Margaridas, hoje estou aqui para dizer que a Marcha de vocês me toca e me emociona profundamente, não apenas como presidenta da República, mas como mulher e cidadã”, disse. “O principal resultado é a continuidade do diálogo e do respeito entre vocês e o governo federal, iniciados pelo presidente Lula. Me comprometo a dar continuidade a esse diálogo respeitoso e companheiro e a ampliar o atendimento às justas reivindicações das trabalhadoras rurais.”

Entre as medidas anunciadas, a presidenta destacou a construção de 16 unidades básicas de saúde fluviais e de 10 centros de referência em saúde do trabalho voltados para o campo e floresta até 2012; um plano integrado em saúde para trabalhadores do campo e da floresta; o aumento do limite de venda da agricultura familiar para fornecimento da merenda escolar, de modo a atingir, ainda em 2011, os 30% de compra direta do governo à agricultura familiar previstos na lei; a inserção da Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS) no Plano Brasil sem Miséria e aumento da dotação orçamentária do programa; ampliação do crédito rural, com elevação da participação da mulher e linha exclusiva às trabalhadoras; ampliação do acesso à creche e expansão da rede escolar na zona rural, entre outros.

A presidenta também chamou a atenção para um plano de enfrentamento à violência contra a mulher do campo, a implantação de programa de documentação civil na Amazônia, com foco na mulher, a instituição de grupo de trabalho para elaboração, com a participação da sociedade civil, de um programa nacional de agroecologia e o início de um diagnóstico de todos os assentamentos rurais no Brasil, para “definir como encaminhar a questão do acesso à terra daqui por diante”.

“Eu quero intensificar o diálogo do governo com vocês. Tenho certeza de que o debate com os movimentos sociais é fundamental. E tenho certeza de que as críticas e as sugestões são essenciais e muito bem vindas, pois permitem que façamos cada vez melhor, que possamos, juntas, construir o Brasil que queremos: um país sem miséria, um país rico (…) e um país mais justo e menos desigual”, concluiu

Secretário de Educação José Clóvis Azevedo anuncia pagamento das promoções de 2002 para CPERS

Dando continuidade ao processo de diálogo estabelecido com o CPERS/Sindicato desde que assumiu a Secretaria de Estado da Educação, o secretário, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, esteve reunido com a diretoria do sindicato, na tarde desta quarta-feira (17), para responder os esclarecimentos solicitados pelo sindicato referente ao acordo assinado em abril. Na oportunidade, José Clóvis entregou documento* com todos os esclarecimentos solicitados.

Na ocasião, o secretário anunciou o pagamento de 9.606 promoções do magistério referentes ao ano de 2002 já na folha do mês de setembro. E informou que está encaminhando o pagamento das promoções de 2003. Também reafirmou a realização do concurso público para os professores neste ano e o encaminhamento do concurso para funcionários de escolas e o abono e pagamento dos dias de greve nos anos de 2008 e 2009. Além disso, entregou a proposta da Secretaria da Educação para a reformulação curricular do Ensino Médio para análise e debate com o sindicato.

Sobre os pontos questionados do acordo, foi entregue um documento com todos os esclarecimentos solicitados. “Entregamos um documento que responde as perguntas, mostrando que cumprimos todos os pontos do acordo assinado em 7 de abril, explicando inclusive o contexto das ações realizadas”, declarou Azevedo. Sobre o cronograma de integralização do piso nacional o secretário informou que a Pasta está aguardando o acordão do Supremo Tribunal Federal (STF) para encaminhar ao CPERS, ressaltou ainda que o mesmo foi solicitado pelo sindicato após assinatura do acordo de abril. “Temos razões para aguardar a decisão do Supremo, questões orçamentárias precisam ser avaliadas para apresentarmos o calendário de implantação”, esclareceu.

O secretário também ressaltou que está em tramitação na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) onde 563 funcionários de diferentes categorias terão o mesmo tratamento dos funcionários que integram o Quadro de Servidores de Escolas. Questionado pelo sindicato sobre os 133 funcionários que entraram no Estado por meio de outros concursos e estão atuando em escolas e não estão incluídos neste PL por questão estrutural do quadro geral da organização da administração pública, já que a maioria destas categorias atuam em outras Secretarias do Estado. Azevedo informou que estes poderão retornar as suas Secretarias de origem ou continuarem na Educação mediante bonificação. “Atendemos integralmente todos os pontos do acordo e reafirmamos o nosso compromisso com o piso nacional como vencimento básico da categoria, que será efetivado dentro do nosso mandato”, finalizou o secretário da Educação

Governador Tarso Genro participa da reunião estadual do PT

Dirigentes do PT gaúcho reúnem-se dia 27 de agosto, na sede do PT de Porto Alegre, para debater conjuntura nacional e estadual, eleições 2012 e o Processo de Eleições Diretas do partido em calendário extraordinário. O governador Tarso Genro participa do debate de conjuntura na parte da tarde.

Na pauta, o debate das eleições de 2012, que o PT/RS antecipa e vem aprofundando o tema com suas lideranças através do Grupo de Trabalho Eleitoral em todo Estado. Entre as tarefas do GTE está o mapeamento preliminar do quadro político e da realidade local de município que vão definir as táticas do partido para o ano que vem.

PAUTA:

MANHÃ:
9 horas:
1) PEDEX – Processo de Eleições Diretas Extraordinários
2) Encontros Setoriais
3) Reforma Estatutária
4) Comissão de Recursos do Diretório Estadual
5) GTE – Grupo de Trabalho Eleitoral e resoluções
6) Finanças

TARDE

14horas:
Conjuntura – com a presença do governador Tarso Genro

Serviço:
Reunião Diretório Estadual
Data: 27 de agosto – sábado
Início: 9 horas
Local: Sede do PT POA – Av. João Pessoa, 785

Boaventura de Sousa Santos: Os limites da ordem

Os violentos distúrbios ocorridos na Inglaterra não devem ser vistos como um fenômeno isolado. Eles representam um perturbador sinal dos tempos. Sem se dar conta, as sociedades contemporâneas estão gerando um combustível altamente inflamável que flui nos subsolos da vida coletiva. Quando chegam à superfície, podem provocar um incêndio social de proporções inimagináveis.

Trata-se de um combustível constituído pela mistura de quatro componentes: a promoção conjunta da desigualdade social e do individualismo, a mercantilização da vida individual e coletiva, a prática do racismo em nome da tolerância e o sequestro da democracia por elites privilegiadas, com a consequente transformação da política na administração do roubo “legal” dos cidadãos e do mal estar que provoca.

Plano para um Brasil mais competitivo

Henrique Fontana *

Com a nova política industrial brasileira, anunciada no início de agosto pela presidenta Dilma Rousseff, estamos adotando medidas de proteção do mercado interno e do aumento da renda da população, garantindo ao país o menor nível de desemprego das últimas décadas. Enquanto países da Europa, os Estados Unidos e o Japão enfrentam graves crises econômicas, Dilma repete a receita que Lula adotou no período da crise internacional de 2008, apostando na proteção do mercado interno e estimulando a competitividade. Ou seja, em vez de retrair a economia, o governo federal mostra ousadia e coragem ao adotar medidas protecionistas para, dessa forma, diminuir o impacto da crise mundial sobre o mercado nacional.

O PT E A REFORMA POLÍTICA

O Partido dos Trabalhadores nasceu com uma vocação democratizadora. Por um motivo simples: para se realizarem, os interesses dos trabalhadores, que são a ampla maioria da população, precisam de uma institucionalidade baseada nos valores da liberdade e da igualdade de oportunidades para intervir no cenário político. Sem democracia, os trabalhadores estão fadados a assistirem de longe o acordo político entre as elites.

A democracia é um sistema em que cada pessoa tem o direito de dar opinião e se posicionar sobre os temas públicos e buscar, através de mediações institucionais, realizar na prática suas opiniões e defender os seus posicionamentos. Existem formas diferentes de dar vazão a esses interesses e posicionamentos - como sindicatos, associações e mesmo movimentos de ação direta -, mas a forma mais universal, aquela que possui a maior abrangência para racionalizar os interesses de determinadas parcelas da população ou, porque não dizer, de determinadas classes sociais, é o partido, uma instituição que serve para organizar as opiniões e os interesses dos vários setores em uma determinada organização social.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

MARCHA DAS MAGARIDAS

Brasília vai parar para ver, conhecer e escutar as dezenas de milhares de trabalhadoras do campo e da floresta que chegam à capital a partir desta segunda-feira (15). Elas vão compor a Cidade das Margaridas, no Parque da Cidade (ao lado do Pavilhão de Exposições), de onde partem em marcha para a Esplanada dos Ministérios na quarta-feira (17). Antes da marcha em si, uma programação intensa movimenta o Pavilhão do Parque.

No dia 16 (terça-feira), as atividades na Cidade começam às 9h com a inauguração da Mostra Nacional da Produção das Margaridas, onde o público poderá conhecer o artesanato e os produtos da agricultura familiar. Nesse mesmo horário, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) aplica questionário inédito às mulheres sobre as condições de vida, saúde e trabalho.

SEGURANÇA BANCÁRIA: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Tive a oportunidade de participar do Painel sobre Segurança Bancária realizada no último dia 11/08, na sede da AABB e organizado pelo Sindicato dos Bancários de Camaquã. Os painelistas foram o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Baes Bacelo, o Ten. Coronel Ferreira da Brigada Militar e o Delegado Regional de Polícia Dr. Rudimar Rosales. Foi um debate precioso que contou com cerca de uma centena bancários.

Mas em fim o que é segurança bancária? Pra que serve? As respostas parecem ser obvias. Para evitar assaltos, evitar mortes, para dar mais segurança, etc... Mas se irmos mais a fundo no tema e perguntarmos: Quem é responsável pela Segurança Bancária? As Agências estão preparadas para promover a Segurança Bancária? Aí as respostas começam a ficar mais complicadas.

Hoje um dos crimes mais comum no sistema bancário é a “saidinha de banco”, que consiste em alguém que saca um dinheiro no caixa eletrônico e sem saber, está sendo observado por outra pessoa, que em seguida passa a informação para outro, que na saída da agência ou algumas quadras depois promovem o assalto. Pergunto: Quem é o responsável por este incidente? É o cliente do banco que foi “descuidado” ou o banco que não possui um sistema (biombos) que promova a privacidade junto aos caixas eletrônicos?

Podemos notar que as coisas começam a ficar mais complexas. Vamos continuar com algumas indagações. Neste caso citado acima, quem fica com o prejuízo do assalto: O banco ou o cliente assaltado? Mas se o banco colocar biombos em caixas eletrônicos, se colocarem câmeras de segurança com melhor resolução fora das agências e melhor posicionada internamente (que sirva para segurança e não para fiscalizar os funcionários), se promoverem um sistema de inteligência interna que monitore os meliantes ou suspeitos que entram e saem das agências bancárias, enfim, se for realizado um conjunto de ações que realmente promovam a Segurança Bancária, quem arca com estas despesas (ou serão prejuízos)?

O que vemos na verdade é um conjunto de fragilidades nesse sistema. São funcionários carregando malotes de dinheiro, que possuem as chaves das agências e sistemas de senhas, e que na verdade colocam no front desta batalha os assaltantes, os funcionários e os clientes, enquanto os bancos através de seus proprietários e acionistas ficam fora dos campos de batalha contando seus lucros e pensando como gastar menos e ganhar ainda muito mais.

É claro que cada um é responsável pelos seus atos e temos que tomar o maior cuidado possível para não sermos assaltados, mas não tenho dúvida que a responsabilidade pela Segurança Bancária são os Bancos!

Por Eduardo Silva